quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dicas de irrigação, poda, plantas para interior e exterior







Ao adquirir ou ganhar uma planta em vaso - seja folhagem ou flor - preste atenção no tamanho delas. As de porte maior , precisam ser trocada depois de dois anos para um vaso maior. "Ela fica bem grande e a pessoa tem que trocar de vaso",


Mesmo que não tenha necessidade de mudança de vaso, mas você quer, a dica é a seguinte. "Pegue terra vegetal ou terra adubada e misture com a do vaso e apronte no local que for colocar. Só a orquídea é que precisa de pedra embaixo do vaso, antes de colocar a terra, para drenar e não acumular água na raiz", explica.
Atenção com as plantas de ambiente externo. Elas vão sentir diferença de ambiente, devido as incidências diretas do sol, mas depois elas acostumam. "Ela fica murcha, algumas folhas caem, mas é normal. Só que a pessoa vai ter que regar três vezes por dia, até ela se adapte. Aí, é só regar duas vezes por semana".
CrisântemoLírio orange
E por falar em água, a irrigação é um ponto importante. A maioria das plantas de interior devem ser umedecidas de três em três dias - sem encharcar. A orquídea está entre as exceções e deve receber água de sete em sete dias. Já as da área externa, podem ser regadas duas vezes por semana.
adubação,  recomenda fazê-la de três em três meses para as folhagens. "Pode ser qualquer adubo". No caso das flores, existem adubos específicos que, é possível se informar nas floriculturas.
RoseiraLaranjinha ornamental
Quanto a pragas, as lojas de plantas sabem indicar qual o inseticida específico para exterminá-las.  na medida do possível, o melhor é usar remédios caseiros para não danificar. "Se for problema de ácaro branco, a pessoa pode fazer fumo curtido em 1 litro de água e deixar de molho por seis dias. Depois desse tempo, coloca 20ml de álcool e borrifa na planta. Em dois, três dias fica tudo limpo", garante.
A recomendação de poda é que seja feita depois de agosto e até outubro. Uma podadura que requer mais cuidados é a do bonsai. Esta planta tem que ser adubada com farinha de osso, "o adubo mais completo" e podada de 15 em 15 dias. "A pessoa vai observar o formato que ela quer e cortar bem próximo da folha. Não pode cortar no meio do talo". Outra particularidade. O bonsai deve pegar meio período de luminosidade, mesmo que o dia esteja "nublado ou com chuva". Regue todo dia, mas sem exageros.

Mais dicas
  Não existe uma planta específica para cada estação do ano. O certo é que a floração é na primavera, mas há aquelas que florescem o ano inteiro. Há plantas só de sombra, de sol, que se adaptam a umidade do banheiro... Veja alguns exemplos.
  • Florescem o ano inteiro - gérbera, vinca, azaléia, mini ixória e rosa.
  • Plantas para jardineiras - gerânio pendente, mini grevillia, crossandra, petúnia, erica e mini ixória.
  • Plantas somente para interior - palmeira chamaedora, comigo-ninguém-pode, samambaia de todos os tipos, bromélia, begônia, violeta e antúrio..
  • Plantas somente para exterior - palmeira areca bambu, rosa, ixória, sálvia, laranjinha ornamental e poisetia..
  • Plantas para ambientes externo e interno - azaléia, crossandra, lírio orange, impatines e euonymus.
  • Plantas para banheiro - plantas suculentas, como o cactus, que sobrevivem absorvendo a umidade do local. Violetas também podem, desde que haja luminosidade suficiente para ela e menos regas, já que vai absorver a umidade do banheiro.
  • Plantas pendentes clássicas - dinheiro em penca, tostão e hedera.
  • Folhagens coloridas - medalhão e maranta
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário